O médico pediatra Leite Cruzeiro aconselhou, neste sábado, em Luanda, os técnicos de saúde a saber diferenciar as doenças respiratórias causadas pela estação do cacimbo (15 de Maio a 15 Agosto) com o vírus da covid-19.
De acordo com o especialista, que falava na palestra “Covid-19 e a comunidade pediátrica”, promovida pelo Centro de Imprensa Anibal de Melo, nesta fase do ano haverá dificuldades, razão pela qual defende a criação de um critério para se conseguir diferenciar os sintomas de outras patologias com os da covid-19.
Sem testes, afirma o especialista, será quase impossível diagnosticar a doença, defendendo, por isso, mecanismos epidemiológicos que passam por se selecionar da melhor forma possível as crianças.
“Os técnicos das unidades sanitárias devem ter experiência em outras patologias para poder fazer a exclusão da covid-19, porque ninguém tem experiência desta pandemia”, reforçou.
A atitude social, adiantou o médico, deve ser a mesma com a chegada da época de cacimbo, cumprindo sempre as orientações preventivas, não expondo as crianças fora de casa para evitar possíveis contágios.
A época do cacimbo, de acordo com o especialista, vai causar o aparecimento de problemas respiratórios habituais nesta época.
O médico desaconselha ainda o uso de máscaras por parte das crianças que ainda não andam, para se evitar possíveis asfixias.