Vinte mil toneladas de arroz foram colhidas, este ano, em quatro municípios produtores do cereal na província de Malanje, pelos sectores empresarial e familiar, durante a campanha agrícola 2019/2020.
O sector empresarial contribuiu com 19 mil 900 toneladas, enquanto o familiar colheu com 100 toneladas do cereal.
A informação foi avançada esta quinta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, Carlos Chipoia, tendo esclarecido que a referida produção foi realizada nos municípios Cahombo, Luquembo, Quirima e Cambundi-Catembo.
Comparativamente ao ano agrícola anterior, o responsável disse ter havido acréscimo de duas mil toneladas.
Fez saber que no sector familiar, a produção, para além de comercializada, é usada como moeda de troca para aquisição de outros produtos essenciais, tendo estimado que neste ano, 40 das 100 toneladas produzidas pelas famílias foram vendidas a empresas, o que não acontecia em anos anteriores.
Precisou que a compra da produção das famílias está a impulsionar o alargamento das áreas de cultivo, perspectivando com isso o aumento da arrecadação de receitas das famílias na venda do cereal.
Quanto ao sector comercial, Carlos Chipoia disse que a província conta com quatro unidades, duas das quais com a componente industrial instalada, ao passo que as outras aguardam por financiamento da banca.