Terça-feira, 21 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

UNITA quer do PR respostas claras sobre elevado índice de mortes por covid-19

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou, nesta segunda-feira, que espera ouvir do Presidente da República, João Lourenço, respostas claras sobre o combate à covid-19 e o início das aulas sem condições.

De acordo com o presidente do maior partido da oposição “O objetivo deste discurso é para podermos ver respondido no Estado da Nação as apreensões que os angolanos têm, com respostas claras sobre o combate à covid-19 sem que este combate adie o país. A diminuição de mortes neste combate, temos um número muito elevado de mortes. Os equipamentos de proteção sanitária aos profissionais de saúde nos hospitais deve ser garantido a todos eles, assim como a problemática da educação e início do ano escolar sem condições”.

Na sua explanação, Adalberto Costa Júnior falou, por outro lado, da necessidade de se apoiar e abraçar uma revisão constitucional, para permitir aos angolanos elegerem diretamente o seu Presidente da República.

Sem reformas, defendeu, não haverá em Angola um Estado Democrático e de Direito, um Estado Democrático e de Direito, e desenvolvimento.

Sobre o adiamento das eleições autárquicas, avançou que a desculpa da Covid-19 apresentada pelo Executivo não colhe.

Disse ter chegado o momento de o Presidente da República iniciar a partilha de informações sobre o combate à corrupção e a sua versão da recuperação de capitais e bens patrimoniais.

Considerou essencial que se tenham dados (números) sobre os dinheiros desviados dos cofres do Estado, a fim de se poder avaliar da sua credibilidade e transparência.

No dia 15, o chefe de Estado fará um discurso sobre o Estado da Nação, no Parlamento, onde fará um novo balanço sobre atividade governativa e planos futuros.

×
×

Cart