Terça-feira, 20 de Janeiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Grupo OPAIA inaugura hoje fábrica de montagem de veículos e promete relançar indústria automóvel em Angola

O Grupo OPAIA inaugura esta hoje uma fábrica de montagem de veículos na Zona Económica Especial (ZEE), no Icolo e Bengo, num projecto que promete relançar a indústria automóvel em Angola e reduzir a dependência das importações.

A unidade industrial resulta da recuperação da antiga fábrica da China International Fund (CIF), que esteve vários anos paralisada. Após ter sido integrada no Programa de Privatizações do Estado, a infraestrutura foi adquirida pelo Grupo OPAIA, que lhe deu uma nova dinâmica sob a designação OPAIA Motors.

Instalada num complexo industrial estratégico, a fábrica apresenta duas linhas de montagem equipadas com tecnologia industrial moderna e conta com técnicos angolanos formados no país. O objectivo passa por montar viaturas em território nacional, impulsionar a produção local e reforçar a capacitação técnica da mão-de-obra angolana.

As linhas de montagem são lideradas por profissionais nacionais, muitos dos quais encaram esta experiência como um marco nas suas carreiras. Para vários técnicos, trata-se do primeiro contacto com uma indústria automóvel de grande dimensão, considerada uma mais-valia para o desenvolvimento profissional e para o sector industrial do país.

Além do impacto económico, o projecto tem também uma forte dimensão social. A OPAIA Motors abre portas a dezenas de jovens que encontram na fábrica o primeiro emprego, depois de meses de espera e processos de selecção rigorosos.

Com a entrada em funcionamento da unidade, Angola volta a posicionar-se no mapa da montagem automóvel, numa iniciativa que alia investimento privado, recuperação de activos do Estado e criação de oportunidades para a juventude.

×
×

Cart