Sábado, 15 de Novembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Argentina vence Angola na celebração dos 50 anos da independência do país africano

A Argentina venceu hoje Angola por 2-0, no jogo particular enquadrado nas celebrações dos 50 anos da independência do país africano em que os campeões mundiais tiveram domínio.

Argentina vence Angola na celebração dos 50 anos da independência do país africano

Num clima de celebração, Lautaro Martínez, aos 43 minutos, inaugurou o marcador, após passe de Messi à entrada da grande área, e aos 81 minutos, o craque e capitão da seleção ‘albiceleste’, que não ‘quis’ terminar o jogo em ‘branco’, ampliou o resultado.

Em dia de festa na capital angolana, o duelo no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, ficou também marcado pela vaia dos adeptos ao Presidente angolano, João Lourenço, antes do apito inicial, após aproximar-se da relva para saudar os atletas e a equipa de arbitragem.

O protesto ocorreu num estádio com capacidade para 50 mil pessoas e quase lotado, num momento em que os angolanos protestam contra o elevado custo de vida no país e várias vozes se têm insurgido contra os valores estimados para este jogo particular, estimando-se que a Argentina receba cerca de 12 milhões de euros pela presença em Luanda.

Sensibilidades políticas e organizações da sociedade civil angolana, que se opuseram à realização do jogo, denunciaram que, àquele valor, se somam os custos de viagem, hospedagem e segurança de mais de 80 pessoas da comitiva argentina, podendo o valor global chegar aos 20 milhões de euros.

O governo local, que até ao momento não revelou os valores oficiais, limitou-se a desmentir essas informações, referindo que os custos vão ser assegurados por três empresários angolanos.

Lusa

×
×

Cart