Quarta-feira, 29 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Cimeira de Luanda sobre o Desenvolvimento de Infraestruturas de África arranca hoje

Arranca hoje, em Luanda, a Cimeira sobre o Desenvolvimento de Infraestruturas de África, um evento que se prolonga até ao dia 31 deste mês e que tem como principal meta mobilizar financiamento para projectos estruturantes no continente.

A iniciativa, promovida pelo Presidente da República de Angola e actual presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, reúne na capital angolana líderes políticos africanos, investidores e representantes de instituições financeiras multilaterais, num fórum que pretende definir compromissos concretos para impulsionar a nova era das infraestruturas em África.

Com um formato de diálogo aberto entre os diversos actores, a Cimeira de Luanda pretende ser um espaço de concertação para acelerar a implementação de projectos de impacto continental, ao mesmo tempo que procura mobilizar cerca de 160 mil milhões de dólares ainda por captar para o sector das infraestruturas.

Durante os quatro dias do evento, Angola vai apresentar cinco projectos estruturantes, considerados prioritários para o desenvolvimento nacional e regional. Estes projectos abrangem os sectores energético, das águas e tecnológico, reforçando o compromisso do país com a integração económica e o crescimento sustentável de África.

De acordo com o porta-voz da reunião de cúpula, a expectativa é que esta edição da Cimeira de Luanda produza resultados tangíveis, nomeadamente a assinatura de acordos de cooperação e de financiamento que possam acelerar a execução de obras estratégicas em todo o continente.

A realização desta cimeira em Luanda consolida o papel de Angola como plataforma de diálogo e cooperação continental, num momento em que o continente africano procura soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável das suas infraestruturas e para o fortalecimento da sua capacidade produtiva.

×
×

Cart