Quinta-feira, 9 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

João Lourenço exonera e nomeia oficiais das Forças Armadas e da Polícia Nacional

O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, procedeu nesta terça-feira, 7 de outubro, a um conjunto de exonerações, nomeações e promoções de oficiais-generais das Forças Armadas e da Polícia Nacional de Angola, ao abrigo da Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas, e após ouvir o Conselho de Segurança Nacional.

João Lourenço exonera e nomeia oficiais das Forças Armadas e da Polícia Nacional

Entre as principais decisões, o Brigadeiro José Maria foi promovido ao posto de Tenente-General e nomeado Comandante da Região Militar Sudeste. Os Coronéis António Adilson Wanandumbo e João da Cruz Matias foram promovidos ao posto de Brigadeiro, tendo o primeiro sido designado Comandante da 41.ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Centro, e o segundo Chefe da 6.ª Direção do Exército.

Foram ainda nomeados o Brigadeiro António Samy como Consultor do Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, e o Brigadeiro Miguel Quinanga como Chefe Adjunto da Direção Principal de Contrainteligência Militar do Estado-Maior General das FAA.

Em simultâneo, o Presidente exonerou vários oficiais, incluindo o Brigadeiro António Samy do cargo de Chefe Adjunto da Direção Principal de Contrainteligência Militar, o Brigadeiro José Maria do cargo de Chefe de Estado-Maior da Região Militar Sudeste, e o Brigadeiro Miguel Quinanga da função de Chefe de Direção Operativa da Contrainteligência Militar.

No âmbito da Polícia Nacional, o Superintendente-Chefe Manuel José Constantino foi promovido ao posto de Subcomissário. Foram igualmente exonerados os Comissários Federico Gabriel Damião (Diretor de Logística), Engrácia Lopes da Costa (Diretora de Comunicação Institucional e Imprensa) e Mateus André (Delegado do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Lunda-Sul).

Outros oficiais foram também exonerados, incluindo o Subcomissário Avelino Mateus Ukwahana Tshiswata, do cargo de Segundo Comandante Provincial do IG, e o Subcomissário António José Manuel, do cargo de Diretor de Recursos Humanos do Serviço Penitenciário.

Foram ainda graduados e nomeados novos oficiais com funções de comando e direção, entre os quais a Comissária Selenia Nanjila da Vera Cruz Tavares Martinho Júnior, a Comissária Sandra Marisa Ferreira de Castro Paiva e o Comissário Fernando Luís João, este último designado Delegado do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Lunda-Sul.

As decisões fazem parte da política de rotação e atualização dos quadros das Forças Armadas e da Polícia Nacional, com o objetivo de fortalecer a disciplina, eficiência e capacidade operacional das instituições de defesa e segurança do Estado.

×
×

Cart