Quarta-feira, 15 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Pep Clarós deixa comando da selecção angolana após conquistar Afrobasket

O técnico espanhol Pep Clarós já não é seleccionador nacional de basquetebol de Angola, depois de terminado o contrato que vigorava até ao fim do Afrobasket 2025. A confirmação surge dias após a conquista do 12.º título continental pelos “Dodecacampeões Africanos”.

Clarós, de 58 anos, chegou a Angola em 2023 e, em Janeiro deste ano, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) anunciou a sua recondução, com a missão de preparar a equipa rumo ao campeonato africano disputado no país. A aposta revelou-se certeira: Angola sagrou-se campeã ao derrotar o Mali por 70-43 na final disputada em Luanda, encerrando a competição de forma invicta, com seis vitórias em seis jogos.

Sob o seu comando, a selecção nacional quebrou um jejum de 12 anos sem títulos, devolvendo a hegemonia a Angola no basquetebol africano. O treinador, que já havia orientado selecções e clubes em vários continentes, tratou o fim da sua ligação contratual de forma natural, sem dramatizar a situação.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA), Pep Clarós afirmou que encara o momento com tranquilidade e que, em altura oportuna, falará à imprensa.

Apesar do contrato ter chegado ao fim, não está descartada a possibilidade de a Federação Angolana de Basquetebol prolongar novamente a sua ligação ao técnico espanhol, sobretudo após a conquista do tão aguardado “dodeca”.

×
×

Cart