O Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, chegou na tarde deste domingo, 17 de Agosto, a Luanda, para uma visita oficial de 48 horas, destinada ao reforço da cooperação bilateral com Angola.

À chegada ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o líder emiratense foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Teté António, num ato que marca a primeira deslocação de um Chefe de Estado dos Emirados Árabes Unidos ao território angolano.
A agenda oficial decorre esta segunda-feira e prevê como ponto alto o encontro entre Mohammed Bin Zayed e o Presidente da República, João Lourenço. Os dois estadistas deverão analisar mecanismos para a consolidação de parcerias estratégicas nos domínios económico, social e humanitário, com particular destaque para investimentos nos setores da energia, petróleo e gás, agricultura e construção civil.
O programa contempla ainda a assinatura de novos instrumentos jurídicos de cooperação, dando sequência à aproximação política e diplomática iniciada em 2021, quando João Lourenço efetuou uma visita oficial a Abu Dhabi. Desde então, Angola e os EAU têm vindo a intensificar contactos que resultaram em projetos conjuntos de grande envergadura, entre os quais se destacam investimentos no setor imobiliário e nas energias renováveis.
A presença de Mohammed Bin Zayed em Angola é interpretada como um sinal de confiança no mercado angolano e um passo decisivo para a diversificação das parcerias internacionais do país.