Depois de ter visitado, na terça-feira, as obras do futuro Hospital Universitário de Luanda, o Presidente da República, João Lourenço, voltou esta quarta-feira, 6 de Agosto, ao terreno, desta vez para acompanhar o progresso de dois dos maiores projectos de abastecimento de água do país: Quilonga Grande e Bita.

Ambos os projectos têm como objectivo responder ao crónico défice de fornecimento de água potável na província de Luanda, o maior centro populacional de Angola. No total, as infra-estruturas deverão beneficiar quase nove milhões de habitantes, proporcionando um alívio significativo para a população da capital e zonas periféricas.
A jornada do Chefe de Estado começou pela Estação de Tratamento e Abastecimento de Água Quilonga Grande, localizada no município de Bom Jesus, na recém-criada província de Icolo e Bengo. Com 51% das obras concluídas, o empreendimento representa um investimento público superior a 2 mil milhões de dólares e prevê-se que forneça água potável a mais de 6 milhões de pessoas.
Durante a visita, foi ainda destacado o impacto social do projecto, que já garante emprego directo a cerca de 400 trabalhadores, maioritariamente jovens.
As imagens divulgadas pelo Governo documentam as várias fases da visita presidencial, incluindo as sessões de esclarecimento técnico, o ponto de captação de água no rio Kwanza, a colocação de tubagens e outros componentes essenciais do mega-projecto.
O Presidente João Lourenço tem vindo a reforçar a aposta em infra-estruturas sociais essenciais, como saúde e abastecimento de água, com o objectivo de melhorar significativamente as condições de vida da população e promover o desenvolvimento sustentável em Angola.