Os membros da Comissão Multissectorial de Resposta à Covid-19 na Lunda Norte defenderam terça-feira a criação de condições nos postos de controlo inter-provinciais para a recolhe de amostras dos camionistas que circulam pelo país, para o teste contra a pandemia.
Durante a reunião da Comissão, os membros consideram um “grande” risco permitir que estes profissionais circulem sem saber o seu estado epidemiológico, uma vez que nos controlos interagem com os agentes dos órgãos de defesa e segurança.
A porta-voz da Comissão, Filomena Simão, disse que a acção permitirá melhorar os métodos de controlo de cidadãos no sentido de conter a propagação do Coronavírus, tendo em conta a mobilidade dos camionistas, sobretudo provenientes da província de Luanda.
Indicou que 126 cidadãos se encontram em quarentena na província, sendo 16 em quarentena institucional e 110 em domiciliar, por violarem a cerca sanitária de Luanda.
Por seu turno, o coordenador da Comissão, Ernesto Muangala, avançou que está em carteira a implementação de uma estratégia conjunta nas três províncias da região leste (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), para o reforço do combate a propagação da Covid-19.
Disse que a região, por partilhar uma extensa fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), requer uma atenção especial e esforços conjuntos para conter a pandemia.
Angola regista, até agora, 189 positivos, com 102 activos, 77 recuperados e 10 óbitos.