Luanda, 15 de Maio de 2025 – O Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, dirigiu esta quinta-feira, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, uma reunião de alto nível com representantes da Aliança das Instituições Financeiras Multilaterais Africanas (AAMFI) e da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), com o objectivo de discutir os mecanismos de operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Africano, uma iniciativa aprovada pela União Africana em 2022.

O encontro marca um passo decisivo na concretização da Agenda 2063, visão estratégica da UA para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do continente. O Presidente João Lourenço destacou na abertura da reunião a necessidade urgente de financiamento robusto para infraestruturas em África, nomeadamente nos sectores rodoviário, ferroviário, portuário, energético, aeroportuário e das telecomunicações.
“África enfrenta uma grande carência em matéria de investimento e financiamento de infra-estruturas (…) e é por isso que esta reunião tem um carácter tão estratégico e representa um sinal claro de que a África está pronta para assumir o controlo do seu destino”, afirmou João Lourenço no seu discurso.
Cooperação africana para soluções africanas
A reunião visou recolher propostas concretas dos membros da AAMFI quanto à estruturação e gestão do futuro Fundo, à definição da estratégia de mobilização de recursos e ao modelo de colaboração institucional com a AUDA-NEPAD. Foram também apresentados casos de sucesso de financiamento de desenvolvimento em África liderados por instituições como o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Afreximbank.
João Lourenço reforçou o apelo a um esforço colectivo e coordenado que permita criar soluções africanas para os desafios do continente, realçando que “a ausência ou fragilidade das infra-estruturas constitui um dos maiores obstáculos ao progresso em África”.
Luanda acolherá III Cimeira sobre Financiamento de Infraestruturas
Durante a reunião, o Chefe de Estado anunciou ainda que Angola acolherá, em Outubro deste ano, a III Cimeira sobre Financiamento de Infraestruturas em África, em parceria com a AUDA-NEPAD. O evento terá como objectivo atrair investimentos e acelerar a execução de projectos estruturantes que contribuam para o desenvolvimento sustentável e integrado do continente.
O Presidente terminou a sua intervenção com votos de sucesso para o encontro e expressou confiança nos resultados positivos da iniciativa.