Sexta-feira, 10 de Janeiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Governo angolano vai reajustar salários da função pública em 25% até Março

O governo angolano anunciou que procederá a um reajuste salarial de 25% para a função pública até ao final de março deste ano, com retroactivos relativos aos meses de janeiro e fevereiro. A informação foi dada na terça-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe.

Durante uma reunião de quatro horas com as centrais sindicais em Luanda, foram discutidos detalhes sobre a implementação do reajuste salarial da função pública. No final do encontro, Pedro Filipe garantiu que os retroativos, inicialmente previstos para janeiro, estão assegurados.

“Apesar de alguns procedimentos legislativos que causaram o atraso, o reajuste de 25% será implementado ainda no primeiro trimestre deste ano”, afirmou, destacando que o governo cumpre o acordo assinado com as centrais sindicais em 2024.

O secretário de Estado reafirmou o compromisso de manter o diálogo contínuo e atender as aspirações dos funcionários públicos, assim como o acordo com as centrais sindicais.

Por sua vez, o secretário-geral da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), Francisco Jacinto, confirmou a retroatividade do reajuste salarial, mas não entrou em pormenores sobre os prazos de pagamento.

Apesar da promessa de retroativos, as centrais sindicais continuarão a manter o diálogo com o Executivo até que o acordo seja plenamente cumprido. Na sexta-feira, as centrais sindicais irão reunir-se para analisar a questão em detalhe.

Angop

×
×

Cart