O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu esta terça-feira no Palácio Presidencial, em Luanda, o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova. A reunião, realizada à porta fechada, teve como foco principal o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.
Carlos Vila Nova, que está em Luanda desde segunda-feira, discutiu com João Lourenço questões de interesse comum, com destaque para a cooperação económica, comercial e político-diplomática. Embora nenhum comunicado oficial tenha sido divulgado, sabe-se que os dois países mantêm uma relação histórica desde 1978, quando foi assinado o Acordo Geral de Amizade e Cooperação, consolidado por iniciativas como a criação de uma comissão mista bilateral em 1980 e um acordo de proteção recíproca de investimentos em 1995.
Além dos laços bilaterais, Angola e São Tomé e Príncipe partilham interesses no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), atualmente presidida por Carlos Vila Nova, e na Comissão do Golfo da Guiné.
O encontro reforça a relação fraterna e estratégica entre os dois países, que têm cooperado em diversas áreas com resultados considerados excelentes pelas suas diplomacias. Carlos Vila Nova, que preside São Tomé e Príncipe desde outubro de 2021, deverá regressar ao seu país ainda hoje.