Domingo, 20 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Empresa americana disponibiliza 250 milhões de dólares para financiar pequenas e médias empresas

Um programa de financiamento com uma linha de crédito de até 250 milhões de dólares foi apresentado em Luanda pela empresa americana Amber Keye Inc., na quarta-feira. A iniciativa visa apoiar o setor privado angolano, com destaque para médias e pequenas empresas, principalmente lideradas por mulheres e jovens, oferecendo taxas de juros entre 4% e 7%.

O presidente do Conselho de Administração da Amber Keye Inc., Kwasi Anim, destacou as oportunidades disponíveis, mencionando que as agências governamentais dos Estados Unidos podem apoiar o desenvolvimento do setor privado em Angola. A linha de crédito será facilitada pelo banco Standard Chartered, de Nova Iorque, e beneficiará bancos e instituições financeiras que se qualificarem para o financiamento.

Arsénio Bumba, presidente do Dabg Angola Business Group, esclareceu que a linha de crédito será gerida por meio de uma plataforma digital, com o objetivo de atrair investidores e financiamentos para o país. Ele ressaltou que os valores serão canalizados através da banca, permitindo a capitalização dos bancos angolanos e, consequentemente, o apoio ao setor privado.

Vicente Soares, presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Angola (CCIA), explicou que os fundos mobilizados serão distribuídos pelos bancos nacionais, que terão a responsabilidade de repassar o financiamento às pequenas e médias empresas. Já o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, alertou que as grandes empresas possuem maior facilidade de acesso ao financiamento, enquanto as pequenas e médias enfrentam mais desafios por serem consideradas de maior risco. No entanto, ele expressou a esperança de que o Ministério das Finanças ofereça o apoio necessário neste processo.

A Amber Keye Inc. tem como foco o desenvolvimento de projetos de infraestruturas no mercado africano, contribuindo para o crescimento sustentável e diversificado da economia de Angola.

Angop

×
×

Cart