Quarta-feira, 16 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

AIPEX firma cinco intenções de investimento no valor de 439 milhões de dólares

Cinco acordos de intenção de investimento foram assinados, prevendo um investimento total de 439 milhões de dólares americanos. Esses projetos visam criar mais infraestruturas e gerar novos postos de trabalho para os angolanos. O Grupo Abu Dhabi Ports (AD Ports) irá modernizar o terminal polivalente do Porto de Luanda e desenvolver o projeto UNICARGA, com um investimento de 289 milhões de dólares, criando 125 novos postos de trabalho, além dos 639 já existentes. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2025, com um prazo de execução de 18 meses.

O projeto de modernização permitirá a atracação de navios de grande porte, o que representa uma importante melhoria para a infraestrutura portuária de Angola. Além disso, o Grupo Saf Comex anunciou um investimento de 60 milhões de dólares na produção de frango para abate, um setor que busca reduzir os altos custos de importação, que atualmente ultrapassam os 400 milhões de dólares anuais. O projeto de produção de frango será implementado na província do Icolo e Bengo, com capacidade de produção de 30 mil frangos por dia.

Outro destaque foi o investimento de 49 milhões de dólares do grupo Salina AMT para a produção de sal na província de Benguela. A empresa MCA Angola também se comprometeu a investir 40 milhões de dólares, reforçando o setor privado no país.

O presidente da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), destacou a importância desses investimentos, afirmando que 33% dos projetos são novos, enquanto os restantes representam reinvestimentos, um sinal de confiança dos investidores no mercado angolano.

O ministro das Obras Públicas, Carlos Alberto, reafirmou o compromisso do governo com o desenvolvimento de infraestruturas, mencionando que a colaboração com empresas privadas ajudará a criar empregos e a modernizar o país. O objetivo é atrair mais investimentos, dinamizando a economia e criando cerca de 1.400 postos de trabalho com esses projetos.

×
×

Cart