Quarta-feira, 15 de Janeiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa discute multipolaridade e geoeconomia

Lisboa – A Associação Lusófona de Economia e a Ordem dos Economistas unem esforços para promover o 2.º Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa, que se realizará no dia 27 de setembro, no auditório da Casa Comum dos Países de Língua Portuguesa (CCPLP). Sob o tema central “Multipolaridade, Geoeconomia e Lusofonia”, o evento reunirá personalidades de renome internacional para debater os desafios e oportunidades que a nova ordem mundial apresenta para os países lusófonos.

A sessão de abertura contará com a presença do Vice-Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, que proferirá um discurso de abertura. Já a sessão de encerramento estará a cargo do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, precedida da intervenção do Ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis.

O fórum abordará temas cruciais como a nova ordem mundial multipolar, a geoeconomia e o seu impacto nos países de língua portuguesa, a cooperação económica entre os países lusófonos e a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Serão convidados a participar do evento personalidades de reconhecido mérito no domínio dos painéis a abordar, que exerceram ou exercem funções em organizações internacionais, para além de bastonários da Ordem dos Economistas.

Este segundo fórum representa uma oportunidade única para debater os desafios e oportunidades que a nova ordem mundial apresenta para os países de língua portuguesa. Através de um diálogo aberto e construtivo, os participantes poderão contribuir para a definição de estratégias comuns que promovam o desenvolvimento económico e social dos países lusófonos.

A realização deste fórum sublinha a importância da Lusofonia como um espaço de cooperação e diálogo entre países com uma história e cultura comuns. A língua portuguesa, como fator de união, permite fortalecer os laços económicos e sociais entre os países lusófonos e promover o desenvolvimento sustentável em toda a comunidade.

×
×

Cart