Pelo menos nove pessoas morreram hoje, sexta-feira, carbonizadas, em consequência da colisão de uma viatura ao Toyota Hiace ao serviço de táxi e um camião de contentorizado, na localidade do Toco, arredores do Lubango, província da Huíla.

As vítimas do desastre são todas ocupantes do táxi, que resultou ainda em sete feridos graves.
A colisão deu-se às 10h30 na Estrada Nacional 280, na sequência de uma ultrapassagem mal sucedida do camião, acabando por abalroar o táxi, que se incendiou de seguida, sem que os passageiros tivessem tempo de sair, excepto o motorista que sobreviveu.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional da Huíla, inspetor-chefe, José Nongava, o acidente aconteceu na localidade da Mateta, quando o veículo pesado de mercadoria, proveniente de Benguela, na contra-mão embateu contra o veículo de passageiros.
Declarou que a colisão provocou um incêndio, causando a morte imediata dos nove cidadãos e os ferimentos graves dos outros sete, com idades compreendidas de um aos 48 anos de idade.
Os feridos, segundo a fonte, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Central do Lubango Dr. António Agostinho Neto, onde recebem tratamento médico, ao passo que os cadáveres, carbonizados na sua maioria, foram levados para a morgue da mesma unidade sanitária.
Do acidente há ainda a registar a perda total dos dois veículos, que foram consumidos pelo fogo.
É o segundo acidente com um número considerável de vítimas que acontece no Lubango, na mesma estrada, depois de há quatro dias ter ocorrido um outro que vitimou sete mortos e fez 11 feridos.
Fonte:Angop