Segunda-feira, 22 de Dezembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Governo vai atribuir 50 mil novas bolsas de estudo até 2027

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação prevê atribuir, até ao final de 2027, cerca de 50 mil novas bolsas de estudo, informou a ministra Maria do Rosário Bragança.

Falando na 14ª edição do CaféCIPRA, realizada na terça-feira, em Luanda, sobre o tema “a formação de capital humano no país e nas melhores universidades do mundo: metas e os resultados”, a governante ressaltou que a medida visa aumentar o número de estudantes bolseiros do país, em função da procura de formação de nível superior.

Salientou terem neste momento cerca de 31 mil estudantes bolseiros de graduação, mas que pretendem conceder anualmente 10 mil novas bolsas de graduação e mil e 500 para pós-graduação. 

Disse terem a obrigação de melhorar a oferta formativa no país, para ir de encontro às necessidades do mercado, de modo a reduzir o número de desempregado existente pelo facto do seu perfil de saída não se ajustar às carências do mercado.

Explicou que vão aumentar a capacidade de fazer acompanhamentos dos estudantes bolseiros externos, inteirando-se do aproveitamento académico.

Anunciou que vão criar, até 2027, um observatório de empregabilidade, com vista a se ter um processo de monitorização dos formandos e, desta forma, poder estabelecer acordos com empresas para geração de empregos ainda que temporários.

Narrou haver, de igual modo, um projecto piloto ligado ao empreendedorismo com suporte do Reino dos Países Baixos, com quatro instituições de ensino, para criação de um curriculum para o empreendedorismo no ensino superior, de modos que instituições possam colocar, nos diversos programas, essa disciplina.

Angop

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart