Quarta-feira, 24 de Junho, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Angola conta com mais de 400 mil funcionários públicos, revela MAPTSS

Angola conta actualmente com mais de 400 mil funcionários públicos, segundo dados avançados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), durante uma conferência realizada em Luanda no âmbito das celebrações do Dia Africano da Função Pública.

O encontro reuniu governantes, especialistas, académicos e funcionários públicos para reflectir sobre os desafios e oportunidades de uma administração pública mais eficiente, moderna e orientada para o desenvolvimento nacional.

Na ocasião, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, em representação da ministra, destacou a importância da modernização dos serviços públicos, da valorização dos recursos humanos e do reforço da inovação na prestação de serviços aos cidadãos.

O governante sublinhou que a administração pública deve ser concebida para responder às necessidades de uma população estimada em cerca de 30 milhões de potenciais utentes, reconhecendo que a experiência dos cidadãos no acesso aos serviços do Estado ainda é bastante desigual.

Segundo o responsável, enquanto alguns cidadãos se mostram satisfeitos por conseguirem resolver os seus problemas administrativos, o sector deve caminhar para um nível de maior exigência, eficiência e qualidade na prestação de serviços.

Pedro Filipe revelou ainda que mais de 132 mil profissionais do sector da educação já beneficiaram de melhorias nas suas carreiras, no quadro das políticas de valorização dos recursos humanos da função pública.

O governante anunciou igualmente que o Executivo está a trabalhar na valorização dos funcionários do regime especial, abrangendo mais de 59 mil trabalhadores e agentes da administração pública, como parte do processo de reconhecimento e incentivo ao desempenho.

A conferência destacou ainda o papel dos servidores públicos no desenvolvimento do país, com especial enfoque para profissionais de áreas essenciais como a saúde, educação e segurança, considerados verdadeiros “heróis da vida real”.

O evento incluiu uma cerimónia de homenagem a funcionários públicos de várias regiões do país, reconhecendo o seu contributo para o bem-estar das populações e para o funcionamento do Estado.

A celebração contou com a presença de secretários de Estado, dirigentes de empresas públicas, directores-gerais e representantes de diferentes sectores da administração pública.

×
×

Cart