O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, efectuou nesta quarta-feira, 30 de Outubro, várias nomeações e exonerações que envolvem cargos nos governos provinciais de Cabinda e Benguela, bem como na estrutura central do Executivo.

De acordo com os decretos presidenciais, foi exonerado Miguel dos Santos Oliveira do cargo de Vice-Governador da província de Cabinda para o Sector Político e Social, sendo nomeado para o mesmo cargo José Cumbo.
Num outro diploma, o Chefe de Estado exonerou Manuel André da Costa Canguezeze do cargo de Secretário de Estado para o Urbanismo e Habitação, tendo nomeado Conceição Luís Cristóvão para ocupar o referido posto.
Ainda no âmbito das alterações administrativas, o Presidente da República deu por findo o mandato das individualidades que compunham o Conselho de Administração da Agência Nacional de Recursos Minerais, nomeadamente:
- Jacinto Ferreira dos Santos Rocha (Presidente do Conselho de Administração),
- Djanira Alexandra Monteiro dos Santos (Administradora Executiva),
- João Paulino Júlio Chimuco (Administrador Executivo),
- Lucombo Francisco Pedro (Administrador Executivo),
- Moisés David (Administrador Executivo).
No entanto, as mesmas individualidades foram novamente nomeadas para integrar o novo Conselho de Administração da Agência Nacional de Recursos Minerais, mantendo as funções anteriormente exercidas.
Por outro lado, o Presidente João Lourenço determinou mudanças nos governos provinciais de Benguela e Cabinda.
Em Benguela, foi exonerado Adilson Dellany Martins Gonçalves do cargo de Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, sendo nomeado Américo Odeias Tchissassa para o mesmo cargo.
Em Cabinda, o Presidente da República exonerou Macário Romão Lembe do cargo de Vice-Governador para o Sector Económico, tendo nomeado Francisco João Gomes Tchimbavo para substituí-lo.
Os decretos foram assinados em Luanda, a 30 de Outubro de 2025, e divulgados pela Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial.

