Quinta-feira, 9 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Patrice Beaumelle é o novo selecionador nacional de Angola

A Federação Angolana de Futebol (FAF) confirmou a contratação do francês Patrice Beaumelle como novo selecionador nacional, sucedendo a Pedro Gonçalves. O técnico de 47 anos será apresentado oficialmente esta segunda-feira, 29 de setembro, em conferência de imprensa em Luanda, ocasião em que divulgará igualmente a convocatória para os dois últimos jogos de qualificação ao Mundial 2026, frente ao Essuatíni, a 8 de outubro, e aos Camarões, a 13, em Douala.

De acordo com informações avançadas pela FAF, Beaumelle assinou contrato válido por duas épocas, assumindo assim o desafio de conduzir os Palancas Negras na reta final da campanha de apuramento e nas próximas competições internacionais.

Experiência no futebol africano

Patrice Beaumelle não é um nome estranho ao futebol africano. Foi adjunto do seu compatriota Hervé Renard nas seleções de Angola (2010), Zâmbia (2012) e Costa do Marfim (2015), experiências que consolidaram o seu conhecimento do futebol do continente.

A estreia como treinador principal aconteceu em 2020, quando assumiu o comando da Costa do Marfim, cargo que ocupou até março de 2022, após a participação no CAN dos Camarões. Mais tarde, rumou à Argélia, onde conquistou o campeonato nacional com o MC Alger, na época 2022-2023, e voltou a repetir o feito na temporada seguinte, 2023-2024.

O segundo francês à frente dos Palancas

Beaumelle torna-se o segundo treinador francês a assumir o comando da seleção angolana, depois de Hervé Renard, em 2010. Chega a Luanda com a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Pedro Gonçalves, mas também de imprimir a sua identidade num grupo que tem vindo a ganhar consistência e prestígio internacional.

A expectativa é elevada, sobretudo depois da boa campanha recente dos Palancas Negras, com destaque para a histórica presença nos quartos de final do CAN 2024.

×
×

Cart