Sexta-feira, 29 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Naufrágio no Sumbe: 13 pescadores resgatados e 10 continuam desaparecidos

Treze dos 23 tripulantes de uma embarcação de pesca de bandeira chinesa foram resgatados com vida após o naufrágio ocorrido na madrugada de terça-feira, 26 de agosto, ao largo das praias da comuna do Quicombo, município do Sumbe, província do Cuanza-Sul.

Segundo relatos dos sobreviventes, o barco começou a adornar repentinamente, levando o capitão a tentar manobras de equilíbrio. No entanto, em poucos minutos, a embarcação afundou totalmente.

Os pescadores salvos conseguiram sobreviver graças ao uso de coletes de salvação e ao apoio de embarcações vizinhas que responderam aos pedidos de socorro. Um dos sobreviventes contou que a tripulação ouviu gritos de ajuda e usou lanternas para localizar colegas em alto-mar.

“Primeiro vimos o reflexo da luz, depois conseguimos resgatar um dos colegas a nado. Em seguida fomos recolhendo outros até completarmos os 13 sobreviventes”, relatou um dos pescadores envolvidos nas operações.

O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) confirmou que os resgatados receberam assistência imediata, sendo que dois deles permanecem internados no Hospital Provincial do Cuanza-Sul.

As autoridades continuam as buscas pelos 10 tripulantes desaparecidos, cujas identidades ainda não foram totalmente confirmadas.

×
×

Cart