Domingo, 16 de Novembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Presidentes africanos participam na TICAD 9 em Yokohama, com Angola em destaque na copresidência

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, e o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, integram a lista de dirigentes africanos que participam na 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 9), que decorre esta semana em Yokohama, Japão, sob o lema “Fortalecimento das parcerias para o desenvolvimento sustentável do continente africano”.

O encontro, organizado pelo Governo japonês em parceria com o Banco Mundial, reúne dezenas de líderes políticos, académicos e financeiros, incluindo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. A cimeira, que decorre de quarta a sexta-feira, será copresidida pelo Presidente de Angola, João Lourenço, reforçando o papel do país na promoção do diálogo África–Japão.

Delegações africanas em destaque

Moçambique está representado ao mais alto nível, com o Presidente Daniel Chapo a liderar uma comitiva composta pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Transporte e Logística, Recursos Minerais e Energia e Saúde. À margem da cimeira, Chapo deverá reunir-se com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, representantes de empresas nipónicas interessadas em investir em Moçambique e a comunidade moçambicana residente no Japão.

Já Cabo Verde participa com a presença do primeiro-ministro José Ulisses Correia e Silva, que intervirá num evento temático subordinado a “Construir um Sistema Alimentar Resiliente e uma Economia Local em África, ancorada na Economia Azul e na Agricultura”, organizado pela Sasakawa Peace Foundation. O chefe do governo cabo-verdiano terá ainda vários encontros bilaterais, incluindo com o seu homólogo japonês.

A presença de Angola

Angola marca presença com uma delegação chefiada pelo Presidente João Lourenço, que copreside a TICAD 9 ao lado do primeiro-ministro japonês. A delegação angolana inclui os ministros das Relações Exteriores, Téte António, da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e da Agricultura e Florestas, António de Assis, entre outros altos responsáveis.

De acordo com informações oficiais, a comitiva angolana deverá manter contactos bilaterais com representantes do Governo japonês e de grandes grupos empresariais interessados em investir em Angola, com destaque para os setores da energia, agricultura, infraestruturas e tecnologia.

Japão reforça cooperação com África

Segundo a imprensa japonesa, o governo e empresas locais deverão assinar mais de 300 memorandos de entendimento com países africanos, facilitando a importação de produtos japoneses em áreas como saúde e agricultura, através da redução ou isenção de tarifas.

Em artigo de opinião publicado na revista African Business, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, afirmou que a TICAD não é apenas um fórum, mas “uma plataforma vibrante e viva para forjar parcerias mais profundas, gerar soluções inovadoras e construir uma visão comum para um futuro próspero e sustentável para a África e o mundo”.

O líder nipónico destacou ainda três objetivos centrais do encontro: estimular o crescimento económico sustentável com liderança do setor privado, capacitar jovens e mulheres e reforçar a integração regional. Sublinhou também a importância de promover paz e estabilidade como pilares para o desenvolvimento.

Uma visão conjunta para o futuro

A TICAD 9 representa um espaço estratégico para África e Japão fortalecerem parcerias em áreas prioritárias como a economia azul, agricultura, energia e inovação tecnológica. A copresidência de Angola sublinha o papel cada vez mais ativo do país nas plataformas multilaterais e nas iniciativas de desenvolvimento continental.

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart