Sexta-feira, 13 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Tempestades de neve e chuvas fortes na África do Sul provocam 49 mortes

Pelo menos 49 pessoas morreram na sequência das fortes chuvas e tempestades de neve que afectaram a África do Sul nos últimos dias, anunciou esta quarta-feira, 11 de Junho, o governo local. Entre as vítimas mortais encontram-se quatro crianças que seguiam num micro-ônibus escolar, arrastado pela água nas proximidades da cidade de Mthatha, na província do Cabo Oriental.

As intempéries provocaram também deslizamentos de terra e obrigaram à evacuação de centenas de residentes, sobretudo nos distritos de OR Tambo e Amathole, de acordo com informações prestadas pelo primeiro-ministro provincial do Cabo Oriental, Lubabalo Oscar Mabuyane. “O número de mortos subiu para 49”, afirmou Mabuyane, citando dados da polícia.

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, advertiu que as severas condições de inverno continuam a representar uma ameaça significativa, sublinhando que os serviços de emergência estão mobilizados para responder às crises à medida que estas surgem. O serviço meteorológico nacional alertou que o mau tempo deverá prolongar-se, pelo menos, até meados desta semana.

As autoridades locais apelam à população para que tome precauções redobradas, face ao risco acrescido de inundações, desabamentos de terras e interrupções de serviços básicos em várias regiões afectadas.

×
×

Cart