Sexta-feira, 13 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Angola Reforça Posição na Indústria Diamantífera Mundial

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, garantiu esta terça-feira, 10 de Junho, em Nova Iorque, que Angola está empenhada em fortalecer a sua presença no mercado internacional de diamantes naturais. O governante discursou durante a Reunião da Federação Mundial das Bolsas de Diamantes (WFDB), evento que contou com a participação do Presidente da República do Botswana, Duma Boko, como Convidado de Honra.

Angola Reforça Posição na Indústria Diamantífera Mundial

Na sua intervenção, Diamantino Azevedo apresentou o actual panorama da indústria diamantífera nacional e as perspectivas de crescimento do sector em Angola. Entre as principais novidades, destacou a intenção do país em aderir ao Conselho do Diamante Natural (Natural Diamond Council), iniciativa que visa reforçar a promoção e valorização do diamante natural no mercado global.

O ministro revelou ainda que a Bolsa de Diamantes de Angola, actualmente em fase de implementação, será futuramente filiada à WFDB, o que permitirá integrar Angola no circuito internacional de comercialização desta pedra preciosa.

Diamantino Azevedo anunciou igualmente a realização, no próximo dia 18 de Junho, em Luanda, de uma reunião de ministros responsáveis pela indústria diamantífera dos principais países produtores africanos, com o objectivo de traçar uma estratégia comum para a promoção do diamante natural no continente.

Em reconhecimento pela sua dedicação e contributo para a defesa e valorização dos diamantes naturais, o ministro angolano foi distinguido com o título de Membro Honorário Vitalício da WFDB, uma das mais altas distinções da organização.

×
×

Cart