Londres, 05 jun 2025 (Lusa) – A cotação do barril de crude Brent para entrega em agosto encerrou a sessão desta quinta-feira no mercado de futuros de Londres com uma valorização de 0,74%, fixando-se nos 65,34 dólares.

O crude do Mar do Norte, referência para a Europa, registou um acréscimo de 48 cêntimos face ao fecho de quarta-feira, quando cotava a 64,86 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).
A recuperação da cotação foi impulsionada por um telefonema entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Durante a conversa, ambos os líderes concordaram em retomar as negociações sobre as tarifas alfandegárias, gesto que foi bem recebido pelos investidores e interpretado como um sinal de possível alívio nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
Nos últimos meses, a escalada da guerra comercial entre Washington e Pequim havia alimentado receios de uma recessão global, com impacto negativo nas previsões de crescimento da procura de petróleo, pressionando os mercados energéticos.
A subida do Brent acontece após uma sessão negativa na quarta-feira, em que o barril caiu mais de 1%, influenciado por notícias sobre a intenção da Arábia Saudita de aumentar a produção e pela divulgação de dados que mostraram um crescimento acima do esperado nos stocks de gasolina e gasóleo nos Estados Unidos.
Lusa