Domingo, 22 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Exumadas 48 ossadas de ex-militares portugueses no Bengo

A Liga dos Combatentes de Portugal (LCP) concluiu esta semana a exumação de 48 ossadas de ex-militares portugueses que perderam a vida durante a guerra colonial, entre 1961 e 1974, na província angolana do Bengo.

A operação, realizada ontem, envolveu a retirada de 29 restos mortais do Cemitério do Sassa Povoação, no município de Caxito, e outros 19 no município do Ambriz. As ossadas agora exumadas fazem parte dos milhares de soldados portugueses que tombaram durante o conflito em solo angolano.

De acordo com dados históricos, cerca de 1.500 soldados lusos — incluindo portugueses e descendentes nascidos em Angola — morreram durante a guerra colonial em território angolano. Destes, mais de 450 estão sepultados em ossários localizados nos cemitérios de Santa Ana e do Alto das Cruzes, em Luanda.

A acção faz parte dos esforços contínuos da Liga dos Combatentes de Portugal para preservar a memória dos seus soldados e garantir a dignidade dos seus restos mortais, num contexto sensível que continua a fazer parte da herança histórica partilhada entre Angola e Portugal.

×
×

Cart