Domingo, 22 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Angola prepara adesão à Zona de Comércio Livre da SADC em Junho

Angola poderá oficializar já no próximo mês de Junho a sua adesão à Zona de Comércio Livre da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), conforme anunciou o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, durante a 19.ª edição do Café CIPRA, realizada em Luanda.

O evento, realizado sob o lema “Angola no Centro da Diplomacia Africana”, contou também com a presença do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e da administradora executiva da AIPEX, Cláudia Gonçalves Pedro. A iniciativa promoveu o diálogo entre o Executivo e a sociedade civil sobre os desafios e progressos da política externa e económica do país.

Durante a sua intervenção, Rui Miguêns revelou que a decisão será formalizada numa conferência de ministros do Comércio da SADC, a ter lugar em Junho. A aprovação será posteriormente ratificada pelos Chefes de Estado da organização regional. “O nosso principal cavalo de batalha da integração económica regional tem sido a SADC”, destacou o ministro, acrescentando que esta integração representa um passo decisivo para a diversificação da economia angolana.

Já Téte António destacou o papel de Angola como um dos maiores contribuintes da União Africana, sublinhando a vocação do país para o diálogo, a mediação de conflitos e a estabilidade regional. O ministro anunciou ainda uma próxima cimeira regional sobre integração de infraestruturas, apontando o reforço das redes logísticas como base económica da paz.

Cláudia Pedro, da AIPEX, apresentou números que mostram o impacto positivo da política de atracção de investimentos em Angola, com mais de 800 intenções de investimento registadas desde 2018 e a criação efetiva de mais de 32 mil empregos.

A integração plena de Angola na Zona de Comércio Livre da SADC abrirá novas portas à exportação, inovação e competitividade dos empresários angolanos, que já começam a mostrar resultados, como no caso da exportação de trigo e feijão para mercados regionais.

×
×

Cart