Domingo, 22 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Estado clínico dos feridos da explosão na plataforma BBLT mantém-se estável

Os quatro trabalhadores feridos na sequência da explosão ocorrida ontem na plataforma BBLT, no campo petrolífero do Malungo, continuam internados no Hospital Central Irvanário Luís Gomes Sambo, em Luanda, com um quadro clínico considerado estável e em evolução satisfatória.

Segundo o diretor clínico em exercício da unidade hospitalar, Dr. Manuel Nascimento Saber, os pacientes passaram a noite de forma tranquila e foram novamente avaliados na manhã de hoje pela equipa médica. “A evolução é satisfatória e todos os cuidados continuam a ser prestados com a máxima atenção”, assegurou.

As vítimas apresentam queimaduras de primeiro e segundo grau e estão a ser tratadas segundo os protocolos médicos estabelecidos para este tipo de lesões. O tratamento baseia-se na analgesia, hidratação e antibioticoterapia profilática, com o objetivo principal de prevenir infecções, um dos maiores riscos associados a pacientes queimados.

Questionado sobre uma possível alta hospitalar, o médico afirmou ser ainda prematuro fazer esse prognóstico. “Vamos aguardar a evolução clínica dos doentes e, no momento oportuno, tomaremos uma decisão”, disse.

A comunicação com as famílias das vítimas tem sido constante desde a admissão dos pacientes, garantindo-se o acompanhamento contínuo da situação por parte dos seus entes queridos.

Paralelamente, prosseguem no campo petrolífero do Malungo as operações de busca e salvamento de um cidadão dado como desaparecido após o incidente. Fontes da Chevron e da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis confirmaram que os trabalhos decorrem com todas as medidas de segurança e transparência necessárias, embora não tenham sido reveladas ainda informações sobre a identidade da vítima.

As actualizações sobre o estado clínico dos feridos e sobre as operações de busca serão feitas ao longo do dia, em função das informações prestadas pelas entidades envolvidas.

×
×

Cart