Sexta-feira, 13 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Cólera mata quatro pescadores em alto-mar ao largo do Gabão

Cabinda, 5 de Maio de 2025 – Quatro pescadores oriundos do Soyo, província do Zaire, perderam a vida vítimas de cólera numa embarcação que operava em alto-mar, a cerca de 200 milhas náuticas ao largo do Gabão, informou esta segunda-feira a Televisão Pública de Angola (TPA).

O grupo de 11 pescadores partiu do Soyo na última terça-feira para uma jornada de pesca. De acordo com autoridades sanitárias de Cabinda, o surto poderá ter sido causado pela ingestão de alimentos e água supostamente contaminados. A água utilizada foi colhida num dos poços do Soyo, tendo a tripulação levado consigo massa alimentar e sardinha enlatada.

Ainda na terça-feira, um dos pescadores apresentou sintomas típicos de cólera, nomeadamente diarreia profusa com aspecto de “água de arroz”, vómitos intensos e cãibras musculares. Pouco depois, acabou por falecer. Nas horas seguintes, outros três elementos da tripulação também não resistiram.

Com Cabinda a representar a costa mais próxima, os sobreviventes dirigiram-se à província, onde foram interpelados pelas forças de defesa e segurança, que encontraram os corpos a bordo e acionaram os serviços de saúde e o INEMA. Um dos pescadores foi resgatado em estado de coma e transferido com urgência para o Centro de Tratamento de Cólera do Chissou, onde testou positivo à doença.

Ao todo, sete pescadores permanecem sob cuidados médicos – seis no Hospital Provincial de Cabinda e um no centro especializado. Segundo as autoridades de saúde, todos os pacientes estão estáveis e poderão ter alta nos próximos dias. As quatro vítimas mortais serão sepultadas em Cabinda, embora os óbitos entrem para a estatística da província do Zaire.

O peixe transportado na embarcação, que esteve em contacto com os contaminados, será destruído por razões de segurança sanitária. A embarcação foi entretanto desinfetada e encontra-se acostada na praia dos pescadores.

×
×

Cart