Sexta-feira, 13 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Trump elogia Bezos após Amazon negar plano de destacar tarifas em preços de produtos

Washington, 29 de abril de 2025 – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou esta terça-feira o fundador da Amazon, Jeff Bezos, por, segundo ele, “fazer o correto” ao impedir a implementação de um plano que mostraria aos consumidores o impacto das tarifas alfandegárias sobre os preços dos produtos vendidos na plataforma.

As declarações surgem após o porta-voz da Amazon, Tim Doyle, ter desmentido uma notícia do site Punchbowl News, que afirmava que a empresa começaria a detalhar, nos seus produtos, “o quanto as tarifas de Trump aumentam os preços finais”. A informação gerou desconforto entre a gigante do comércio eletrónico e a Casa Branca.

Trump, que teria conversado diretamente com Bezos sobre o assunto, descreveu o empresário como “muito amável” e “fantástico”, destacando que “resolveu o problema muito rapidamente e é uma boa pessoa”.

Em nota oficial, Tim Doyle esclareceu que “a equipa responsável pela nossa loja de preços baixos, Amazon Haul, considerou incluir os custos de importação em alguns produtos, mas essa proposta nunca foi aprovada e não acontecerá”.

A administração Trump reagiu inicialmente com críticas, considerando a ideia da Amazon uma “manobra política”. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, questionou a motivação da empresa: “Por que ela não fez isso quando o governo Biden elevou a inflação ao nível mais alto em 40 anos?”

O episódio expõe mais um momento de tensão entre grandes corporações tecnológicas e a esfera política dos Estados Unidos, numa altura em que as políticas comerciais e a inflação voltam a dominar o debate público.

×
×

Cart