Domingo, 22 de Junho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Surto de Sarampo na Lunda-Sul Mata 17 Pessoas em Três Meses

Saurimo, 30 de abril de 2025 — Um surto de sarampo está a afetar gravemente a província da Lunda-Sul, tendo já causado a morte de 17 pessoas, na sua maioria crianças, nos últimos três meses. As autoridades locais intensificaram a vigilância epidemiológica e renovaram os apelos à vacinação em massa como principal medida preventiva.

De acordo com dados divulgados, esta terça-feira, pela direção provincial da Saúde, o Hospital do Lavoro é atualmente a principal unidade de referência para o tratamento dos casos, acolhendo neste momento nove pacientes internados. Apesar da gravidade da situação, as autoridades garantem que o surto está sob controlo.

“Estamos a fazer tudo para que não tenhamos aqui casos alarmantes. Já morreram 17 crianças desde o início do surto no ano passado até agora, mas estamos a responder com reforço das ações sanitárias”, informou um dos responsáveis locais de saúde.

O surto de sarampo surge num contexto em que outras patologias, como a malária, continuam a pressionar os serviços de saúde na província, obrigando as unidades a redobrar esforços para atender à procura crescente.

Para ajudar no combate ao sarampo, várias organizações não governamentais uniram-se ao governo provincial, promovendo ações de solidariedade e doações de meios e equipamentos médicos essenciais. Esses apoios têm sido direcionados principalmente às áreas mais afetadas, incluindo comunidades afastadas.

O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas esteve presente numa das cerimónias de entrega de meios, destacando que “a nova divisão político-administrativa aumentou os desafios”, já que a província passou de quatro para 14 municípios. “Temos de acompanhar essa nova realidade com serviços médicos de proximidade”, sublinhou.

A população de zonas como o Alto Escapamento já começou a beneficiar das intervenções. As autoridades comprometem-se a continuar a garantir a distribuição e conservação dos meios entregues, com vista a melhorar o sistema de saúde pública em toda a província.

×
×

Cart