O Governo angolano reservou 400 mil milhões de kwanzas no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025 para o pagamento da dívida pública atrasada, valor que representa 20% do montante global em dívida, estimado em cerca de três bilhões de kwanzas.
A informação foi avançada esta terça-feira pelo secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, durante um encontro com a classe empresarial e a Administração Geral Tributária (AGT), que visou identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos contribuintes no cumprimento das suas obrigações fiscais.
De acordo com o governante, a dívida pública vencida e já certificada diz respeito ao período entre 2013 e 2019, sendo que ainda existem outros processos em fase de validação junto da Inspeção-Geral da Administração do Estado (IGAE), de unidades orçamentais e de outros entes com competência para a certificação de passivos a nível sectorial.
Ottoniel dos Santos reafirmou o compromisso do Executivo em continuar a trabalhar com responsabilidade fiscal e transparência no processo de regularização das dívidas, assegurando maior confiança junto dos credores e parceiros económicos.
Angop