Sexta-feira, 18 de Abril, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

ENDE inicia instalação de 1,2 milhão de contadores em quatro regiões do país

A Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE) deu início à instalação de 1,2 milhão de contadores de energia elétrica, no âmbito do projecto de universalização do pagamento e modernização da rede de distribuição em Angola. A iniciativa abrange, numa primeira fase, quatro grandes regiões do país e visa melhorar significativamente a eficiência operacional e a relação contratual com os consumidores.

O projecto está dividido em quatro lotes, sendo que o lote 1 cobre parte da província de Luanda, bem como as províncias do leste, nomeadamente Moxico e as Lundas. Já o lote 4 contempla províncias do sul e norte de Angola.

Segundo a administração da ENDE, os consumidores não terão de pagar pela instalação dos contadores, uma vez que esta é uma responsabilidade do prestador de serviços. “O cliente não deverá pagar a partir do contador”, assegurou um responsável da empresa durante a conferência de imprensa de apresentação do projecto.

Com um prazo de execução de 48 meses, o projecto faz parte de um investimento global de 211 milhões de dólares, resultante de um concurso público internacional para aquisição dos equipamentos.

A ENDE conta, a nível nacional, com o apoio de mais de 60 agentes privados que colaboram na prestação dos serviços de fornecimento de eletricidade. A instalação dos novos contadores permitirá, entre outros benefícios, eliminar a prática de cobrança por estimativa, uma das principais queixas dos consumidores.

O objectivo é migrar progressivamente os consumidores do sistema pós-pago para o pré-pago, proporcionando maior transparência, controlo e justiça na cobrança dos serviços.

Com este projecto, a ENDE reforça o seu compromisso com a melhoria da qualidade dos serviços, a modernização da rede elétrica e a inclusão de todos os angolanos num sistema mais justo, eficiente e transparente.

×
×

Cart