Os preços do petróleo registaram uma leve alta esta quinta-feira (27), impulsionados por fatores geopolíticos e comerciais contraditórios que afetam o mercado energético global.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em maio valorizou 0,33%, atingindo 74,03 dólares. Já o barril de West Texas Intermediate (WTI) para o mesmo período subiu 0,39%, sendo negociado a 69,92 dólares.
“Estão-se a desenvolver eventos geopolíticos contraditórios neste momento”, explicou Robert Yawger, da Mizuho USA, à AFP.
Os Estados Unidos negociaram acordos com a Ucrânia e a Rússia para evitar ataques contra infraestruturas energéticas, o que tem pressionado os preços para baixo, segundo John Plassard, analista da Mirabaud. No entanto, ambos os países acusaram-se mutuamente esta quinta-feira de violar o frágil entendimento, aumentando a incerteza no mercado.
Impacto das tarifas norte-americanas no mercado
Outro fator que influencia os preços do petróleo é a política comercial dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump anunciou tarifas “recíprocas” para países que comercializam com os EUA, com início previsto para 2 de abril.
Além disso, foi anunciada uma tarifa adicional de 25% sobre automóveis importados, o que pode ter repercussões na economia global.
“Embora estas tarifas possam impulsionar os preços do petróleo a curto prazo, quando travam o crescimento económico, também reduzem a procura por petróleo e fazem os preços cair”, explicou Arne Lohmann Rasmussen, analista da Global Risk Management.
Opep+ aumentará produção em abril
A oferta global de petróleo também será influenciada pelo aumento de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+). O grupo anunciou que irá adicionar 138 mil barris diários ao mercado a partir de abril, num contexto já considerado excedentário pela Agência Internacional de Energia (AIE), que estima um excesso de 600 mil barris diários.
O aumento da oferta, aliado às incertezas geopolíticas e comerciais, poderá impactar a estabilidade dos preços nos próximos meses.