Sexta-feira, 18 de Abril, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Angola empata com a Líbia nas eliminatórias para o Mundial 2026

A seleção nacional de futebol de Angola empatou a uma bola, esta quinta-feira, em Benghazi, diante da Líbia, com golo de Fredy aos 90+3 minutos, em partida referente à 5.ª jornada das eliminatórias africanas de acesso ao Campeonato do Mundo de 2026, a disputar-se nos EUA, México e Canadá.

Com uma primeira parte de elevado volume ofensivo, os Palancas Negras desperdiçaram duas oportunidades claras para inaugurar o marcador, ficando-se pelo “quase” no Estádio Nacional de Benina.

Zini, aos 19 minutos, rematou ao poste lateral, enquanto Gelson Dala, isolado e com o guarda-redes já batido, atirou ao lado, num momento em que Angola dominava e remetia a Líbia ao seu meio-campo defensivo.

Os anfitriões, mais recuados e apostados no contra-ataque, também criaram uma chance flagrante: um remate de longa distância, aos 31 minutos, embateu no poste lateral, com Neblu completamente batido.

Apesar do domínio, Angola não conseguiu materializar em golos a superioridade evidenciada na primeira parte. Após o remate ao ferro, Zini perdeu protagonismo e a seleção angolana foi para o intervalo com o nulo no marcador.

No segundo tempo, o rendimento da equipa caiu significativamente, agravado pelas saídas de Manuel Benson, lesionado, substituído por Beni Mukendi, e de Gelson Dala, rendido por Chico Banza.

As entradas de Pedro Bondo (no lugar de Tó Carneiro) e de Gilberto “Gibelé”, para assumir a função de maestro, não surtiram o efeito desejado.

A Líbia adiantou-se no marcador aos 73 minutos, numa jogada em que a defesa angolana não reagiu a tempo a um cruzamento ao segundo poste, culminando num cabeceamento certeiro de Mohamed, sem hipóteses para Neblu.

A perder por 1-0, Angola teve de redobrar os esforços perante uma equipa líbia que passou a recorrer sistematicamente ao anti-jogo, com atrasos propositados e inércia dos apanha-bolas.

Quando a derrota parecia inevitável, surgiu o golo da igualdade. Nos descontos, Fredy, capitão da seleção, converteu com êxito um livre direto, fixando o resultado em 1-1.

Com este empate, Angola mantém-se na 4.ª posição do grupo D, com sete pontos. Cabo Verde lidera com 10 pontos, seguido dos Camarões (9) e da Líbia (8). As Ilhas Seychelles ocupam a 5.ª posição com quatro pontos e o Eswatini é último, com apenas um ponto.

A seleção nacional volta a jogar no próximo dia 25 de março, às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, para a 6.ª jornada, que marca o início da segunda volta da fase de qualificação.

Fonte: Angop

×
×

Cart