O Administrador não executivo da Caixa de Previdência e Aposentação dos Trabalhadores Tributários foi detido esta terça-feira, em Luanda, por envolvimento num esquema fraudulento relacionado com o reembolso do IVA, no âmbito do chamado “caso AGT – 7 mil milhões de kwanzas”.

A detenção foi efetuada pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, em coordenação com o Gabinete de Cibercrimes da Procuradoria-Geral da República e a Direção Central de Operações.
De acordo com as autoridades, sobre o detido pesavam fortes indícios da prática de vários crimes, nomeadamente acesso ilegítimo a sistemas de informação, uso indevido de dados, falsidade informática, associação criminosa e peculato.
Segundo a nota oficial, o cidadão agora detido encontrava-se foragido da justiça, sendo alvo de um mandado de detenção previamente emitido, executado esta terça-feira.
As investigações, que se inserem num processo de grande complexidade e repercussão mediática, continuam a decorrer com o objetivo de esclarecer todos os contornos do esquema de pagamentos por compensação alegadamente fraudulentos.
Após o cumprimento das formalidades legais, o detido será presente ao Ministério Público para os trâmites subsequentes.