Sábado, 22 de Março, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Sete funcionários do SME detidos por corrupção e falsificação de documentos

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta terça-feira, sete funcionários do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) em Luanda, incluindo o chefe do posto de emigração da Sonangol. Os suspeitos são acusados de envolvimento em esquemas de corrupção e falsificação de documentos migratórios.

A operação foi conduzida pela Direção Nacional de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais do SIC, que investiga a participação dos detidos na emissão ilegal de passaportes, cartões de residência, vistos de permanência temporária e vistos de trabalho, serviços que teriam sido vendidos em troca de valores elevados.

Fontes do SIC indicam que os detidos estão ligados a um processo que, em dezembro de 2024, resultou na prisão de Maria Emília Ladeira Pinto Cassule, então diretora dos atos migratórios do SME. Cassule enfrenta acusações de associação criminosa, falsificação de documentos e corrupção ativa de funcionário público.

As autoridades angolanas têm intensificado os esforços no combate à corrupção dentro das instituições públicas, buscando restaurar a integridade dos serviços estatais e reforçar a confiança da população. O SIC garante que as investigações continuarão para identificar outros possíveis envolvidos.

×
×

Cart