Sábado, 22 de Março, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Petróleo cai influenciado por perdas no setor de inteligência artificial

Os preços do petróleo recuaram nesta segunda-feira (27) devido a uma onda de cautela no mercado, desencadeada por uma queda significativa nas bolsas de valores, causada por perdas no setor de inteligência artificial (IA).

O barril de Brent do Mar do Norte, para entrega em março, desvalorizou 1,81%, fechando a 77,08 dólares. Já o West Texas Intermediate caiu 2,00%, sendo negociado a 73,17 dólares.

Robert Yawger, da Mizuho USA, atribuiu a queda a uma “aversão geral ao risco”, explicando que não há problemas específicos relacionados ao petróleo, mas sim à instabilidade gerada em Wall Street.

A turbulência foi agravada pelo surgimento da start-up chinesa DeepSeek, que apresentou um modelo de IA de baixo custo, colocando em dúvida as altas valorizações das empresas americanas do setor. O modelo da DeepSeek utiliza microchips de capacidade reduzida, o que pode alterar o equilíbrio competitivo.

Outro fator que contribuiu para a queda do petróleo foi a desaceleração da atividade manufatureira na China, que registou uma retração acentuada em janeiro após três meses de crescimento.

“O petróleo é sempre afetado quando os mercados de ações se deterioram”, explicou Ole Hvalbye, analista da SEB.

AFP

×
×

Cart