Quarta-feira, 5 de Fevereiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Petróleo regista forte queda após Trump exigir redução de preços à OPEP

O preço do petróleo registou uma queda acentuada nesta quinta-feira (23), após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigir que a Arábia Saudita e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reduzam os custos do barril.

“Vou pedir à Arábia Saudita e à OPEP que reduzam o custo do petróleo”, afirmou Trump durante o Fórum Económico Mundial de Davos. Ele acrescentou que a redução poderia ter impacto direto em conflitos como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, afirmando que “se o preço estivesse mais baixo, a guerra terminaria imediatamente”.

Os preços reagiram rapidamente. O Brent do Mar do Norte, para entrega em março, caiu 0,90%, fechando a 78,29 dólares por barril, enquanto o West Texas Intermediate desvalorizou 1,09%, encerrando a 74,62 dólares.

Especialistas, como Phil Flynn, do Price Futures Group, destacaram que o regresso de Trump ao centro das discussões políticas está a gerar incertezas e volatilidade no mercado.

Para conter os preços, a OPEP e seus aliados têm adotado, desde o final de 2022, uma estratégia de redução da oferta, mantendo uma capacidade ociosa de quase 6 milhões de barris diários. Contudo, Trump espera que essa reserva seja usada para reduzir significativamente o custo da energia, como parte de uma estratégia para combater a inflação e melhorar o poder de compra nos Estados Unidos.

Entretanto, os dados divulgados pela Agência de Informação Energética dos EUA (EIA) apontam para uma redução consecutiva nos estoques de petróleo americanos. Na semana encerrada em 17 de janeiro, os estoques caíram em 1 milhão de barris, superando a estimativa dos analistas, que esperavam uma redução de apenas 400 mil barris.

Fonte:AFP

×
×

Cart