Terça-feira, 14 de Janeiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Preços do petróleo caem com relatório de reservas nos EUA

Os preços do petróleo desceram esta quarta-feira (8), pressionados pelo relatório semanal das reservas nos Estados Unidos, que revelou sinais de enfraquecimento da procura. Este cenário aumenta as preocupações do mercado face a uma possível sobreoferta global.

O barril de Brent, de referência para exportações angolanas para entrega em março, terminou o dia com uma descida de 1,16%, fixando-se nos 76,16 dólares em Londres. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado nos Estados Unidos com vencimento em janeiro, recuou 1,25%, para 73,32 dólares.

De acordo com a Agência de Informação sobre Energia (EIA), os stocks comerciais de petróleo bruto nos Estados Unidos diminuíram apenas 1 milhão de barris na semana encerrada a 3 de janeiro, abaixo da redução de 2 milhões esperada pelos analistas consultados pela Bloomberg.

Em declarações à AFP, John Kilduff, da Again Capital, referiu que o relatório da EIA foi “desfavorável para os preços”, sublinhando que o mercado deu maior importância à fraca procura e ao aumento significativo dos stocks de gasolina, que cresceram 6,3 milhões de barris na mesma semana.

Segundo Matt Smith, da Kpler, a ligeira queda nos stocks de petróleo bruto foi atribuída à redução das exportações, apesar da robustez da atividade de refinação. Contudo, as perspetivas para o mercado permanecem sombrias. A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê um excedente global de oferta de 950.000 barris por dia em 2025, o que deverá manter a pressão sobre os preços.

AFP

×
×

Cart