Sábado, 18 de Janeiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

PR empossa cinco governadores para as novas províncias

O Presidente da República conferiu posse esta quarta-feira a cinco governadores provinciais e a um secretário de Estado, numa cerimónia marcada pela nomeação de líderes para as novas províncias recentemente criadas no país.

Três dos empossados assumem a liderança de províncias que, embora tenham sido estabelecidas do ponto de vista jurídico-legal, ainda enfrentam desafios significativos devido à ausência de infraestruturas básicas e níveis insuficientes de desenvolvimento.

No discurso de posse, o Chefe de Estado enfatizou que a criação das novas províncias foi impulsionada pela necessidade de aproximar os serviços administrativos e de promover o desenvolvimento em territórios anteriormente distantes das capitais.

“Essa divisão político-administrativa visa levar o desenvolvimento a territórios que, pela distância das anteriores capitais, enfrentavam dificuldades em garantir progresso. Isso vai acontecer ao longo dos anos, começando agora, com os primeiros passos rumo à criação das infraestruturas necessárias,” declarou o Presidente.

O Presidente reconheceu as dificuldades iniciais que os governadores enfrentarão, destacando que as condições ainda não são ideais. “Neste momento, as condições não são as melhores, mas com os orçamentos dos próximos anos vamos, paulatinamente, construir as infraestruturas que garantirão um nível satisfatório de desenvolvimento.”

Além disso, o Chefe de Estado manifestou confiança nos governadores, esperando que sejam recordados como “os pioneiros desse mesmo desenvolvimento.”

Encerrando a cerimônia, o Presidente felicitou os governadores pela confiança neles depositada e desejou-lhes sucesso na condução das novas províncias, que assumem um papel central na estratégia de descentralização administrativa e promoção de crescimento regional.

×
×

Cart