O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje ter nomeado o major-general Mikhail Drapati como novo chefe das forças terrestres e designado o general Oleg Apostol como vice-comandante das Forças Armadas.
“O major-general Mikhail Drapati organizou com sucesso a defesa do eixo de Kharkiv e parou a operação ofensiva das forças russas”, escreveu Zelensky nas redes sociais, referindo-se à operação transfronteiriça lançada pela Rússia na região nordeste da Ucrânia em maio.
Drapati substitui o general Oleksandr Pavliuk como chefe das forças terrestres.
Zelensky, que anunciou as nomeações após uma reunião com as chefias militares, designou também Oleg Apostol, que anteriormente comandava a 95.ª Brigada de Assalto Separada, como vice-comandante das Forças Armadas.
O chefe de Estado ucraniano justificou as mudanças com a necessidade de aumentar a capacidade de combate, a formação das tropas e a inovação.
“O exército ucraniano precisa de mudanças internas para atingir plenamente os objetivos do nosso Estado”, afirmou o líder ucraniano, que também destacou a experiência de combate dos dois militares.
A Ucrânia é alvo de uma ofensiva militar russa em grande escala desde 24 de fevereiro de 2022.
Lusa