O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje que vai nomear o antigo general Keith Kellogg, figura próxima e leal ao político republicano, como enviado para a Ucrânia e para a Rússia.
“Ele está comigo desde o início! Juntos alcançaremos a paz através da força e tornaremos a América e o mundo seguros novamente!”, escreveu Trump numa mensagem na sua rede Truth Social.
Figura muito crítica sobre os milhares de milhões de dólares libertados pelos Estados Unidos para a Ucrânia, Donald Trump prometeu resolver a guerra entre Kiev e Moscovo ainda antes de tomar posse em janeiro, sem nunca explicar como.
O antigo general nomeado pelos republicanos para liderar esta missão levantou a questão num memorando publicado em abril.
“Qualquer futura ajuda militar dos EUA exigirá que a Ucrânia participe em conversações de paz com a Rússia”, recomendava Kellogg nesse memorando, onde apelava ainda ao “adiamento da adesão da Ucrânia à NATO por um período prolongado”, a fim de “convencer [o Presidente russo, Vladimir] Putin a participar nas conversações de paz”.
Keith Kellogg, pouco conhecido do público em geral, presidiu brevemente ao Conselho de Segurança Nacional, o gabinete de política externa da Casa Branca, durante o primeiro mandato de Donald Trump (2017-2021).
Lusa