Um telemóvel roubado foi a pista que permitiu à polícia identificar e deter quatro cidadãos, suspeitos de assaltar e tentar tirar a vida de um cidadão ucraniano, de 49 anos, na centralidade do Kilamba, em Luanda.
O incidente ocorreu na última quinta-feira, quando o cidadão estrangeiro, que estava acompanhado de um amigo, foi atacado enquanto caminhava. Durante o assalto, os criminosos dispararam dois tiros contra a vítima, que teve pertences, como um fio de prata e um telemóvel, roubados.
Intervenção imediata e investigação
Felizmente, o cidadão foi socorrido por uma patrulha da Polícia Nacional que fazia ronda na área e levado a uma unidade hospitalar. Segundo as autoridades médicas, o estado de saúde da vítima é estável e ele está fora de perigo.
Após o roubo, o telemóvel foi vendido a uma mulher por 40 mil kwanzas, que, segundo a polícia, não tinha conhecimento da origem ilícita do aparelho. A investigação conduzida pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) resultou na rápida localização e detenção dos suspeitos em apenas três dias.
Identidade dos suspeitos
Entre os detidos estão Melody António Oliveira, de 24 anos, conhecido como “Laide”, e Adilson Rodrigues Teixeira Alberto, apelidado de “Adilson”. Os dois são apontados como os principais responsáveis pelo assalto à mão armada. A polícia revelou que os suspeitos utilizaram uma motorizada e um carro na execução do crime.
Apelo contra a compra de bens roubados
As autoridades aproveitaram para alertar a população sobre os riscos de adquirir bens roubados. “A compra de bens roubados estimula ações de roubo e outros crimes. Muitos desses objetos são obtidos através de crimes violentos que colocam vidas em risco”, disse o porta-voz da polícia.
A polícia reforçou ainda a importância de as vítimas de roubo formalizarem queixas para ajudar nas investigações e captura dos criminosos.