Um trágico acidente ocorrido por volta das 18h de quarta-feira na estrada nacional 180, a cerca de 53 km de Saurimo, sentido Dala, resultou em quatro mortes e deixou 42 feridos em tratamento. A tragédia teve início quando um triciclo, conhecido como “kupapata”, estacionou à beira da estrada devido a um pneu furado. Em seguida, uma carrinha Hilux colidiu com o triciclo e, desgovernada, foi de encontro a um autocarro que se deslocava em sentido contrário.
Na tentativa de desviar da carrinha, o autocarro acabou capotando, gerando um impacto fatal para três vítimas no local. Equipes de emergência, incluindo as autoridades policiais e o INEMA, foram acionadas rapidamente e transportaram os feridos ao Hospital Geral da Lunda Sul.
De acordo com o hospital, o número de vítimas fatais subiu para quatro após o falecimento de uma idosa de 70 anos, que, apesar de passar por cirurgia, não resistiu aos ferimentos e teve uma parada cardiorrespiratória. Entre os pacientes hospitalizados, dois precisaram de intervenções cirúrgicas complexas devido a traumas abdominais graves.
Atualmente, 22 feridos permanecem internados, em estado clínico e hemodinamicamente estáveis. Vinte outros já receberam alta, e os que continuam em observação deverão ter acompanhamento adicional nas próximas 72 horas.