Quinta-feira, 7 de Novembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

PR exonera Laborinho e nomeia Manuel Homem como novo ministro do Interior

O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, anunciou a exoneração de Eugénio César Laborinho do cargo de Ministro do Interior, sinalizando uma mudança estratégica na gestão da segurança pública no país. Em seu lugar, foi nomeado Manuel Gomes da Conceição Homem, ex-governador da província de Luanda e ex-ministro das Tecnologias de Informação e Comunicação, que traz uma vasta experiência em administração pública e promete fortalecer as políticas de segurança interna.

Laborinho, que esteve à frente do Ministério do Interior por um período considerável, enfrentou desafios e críticas durante sua gestão, com menções a um suposto envolvimento em tráfico de drogas, de acordo com denúncias do ativista “Man Gena”. Esse cenário foi agravado recentemente pela declaração do ministro de Estado e Chefe da Casa Militar da Presidência da República, Francisco Furtado, que acusou altas figuras do Estado, incluindo generais e comissários, de envolvimento no contrabando de combustível, trazendo ainda mais foco sobre a gestão de segurança pública em Angola.

Com a saída de Manuel Homem da província de Luanda, o cargo será ocupado por Luís Manuel da Fonseca Nunes, que assume a responsabilidade pela capital do país. Em Benguela, Manuel Nunes Júnior, que anteriormente atuou como ministro de Estado para a Coordenação Económica no primeiro governo de João Lourenço, assume agora o posto de Governador da Província.

×
×

Cart