O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) alerta esta quarta-feira para a ocorrência de chuvas acima da média em várias regiões de Angola durante a época chuvosa 2024/2025. Segundo previsões climáticas apresentadas no Primeiro Fórum Nacional sobre Previsão Climática, realizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, as províncias do norte e litoral de Angola deverão enfrentar um acumulado de precipitação superior ao normal entre outubro e janeiro.
De acordo com o INAMET, o aumento das chuvas poderá se estender para o próximo trimestre (janeiro a março), com destaque para as províncias do Noroeste, como Luanda, Cuando Cubango, Moxico e o leste do Cunene. Essa previsão é importante para orientar o planejamento em setores como agricultura, segurança alimentar, pecuária, água e energia, que poderão beneficiar-se do reforço no armazenamento de recursos hídricos para consumo e produção.
O INAMET, agora equipado com novas redes de estações sísmicas, monitora eventos em tempo real, o que possibilitou esclarecer o recente tremor de terra no Cunene. Esse monitoramento contínuo tem sido fundamental para identificar as regiões mais vulneráveis a eventos sísmicos e fornecer orientações para construções mais seguras.
O fórum contou ainda com a cooperação técnica dos serviços da SADC, reforçando o papel de Angola na troca de informações climáticas para os países da região.