Terça-feira, 25 de Março, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Contrabando de combustível em Cabinda frustrado pela Marinha de Guerra

Em operação de rotina, a Marinha de Guerra Angolana interceptou, nesta quarta-feira, na orla marítima de Cabinda uma embarcação abandonada que transportava 13.000 litros de combustível, incluindo 525 bidões de gasóleo e gasolina, cujo destino seria a República Democrática do Congo.

A tripulação, ao avistar as autoridades, fugiu, deixando para trás o carregamento. Esta operação demonstra o comprometimento da Marinha na patrulha de zonas estratégicas para combater o contrabando de combustível, prática que tem se tornado recorrente na região.

Os contrabandistas, frequentemente, utilizam métodos inovadores para burlar a fiscalização. Entre as estratégias, destaca-se o uso de quintais disfarçados de pontos de armazenamento de lubrificantes. Entretanto, a intervenção do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e do Porto de Luanda tem sido eficaz em desmantelar essas redes criminosas. Em coordenação com a Polícia de Segurança Portuária, o SIC vem monitorando e investigando ativamente os locais e suspeitos envolvidos no contrabando de combustível.

Essa ação é parte dos esforços contínuos das autoridades angolanas para manter a ordem e segurança nas fronteiras e proteger os recursos do país.

×
×

Cart